Sites Grátis no Comunidades.net

 Dinocos - o site dos dinossauros



Total de visitas: 14508
Zupaissauro

Zupaysaurus (pronuncia-se / peɪsɔrəs zu ˌ ː /; lagartos "diabo") é um gênero de dinossauro terópodes. Início de vida durante a fase de Rhaetian do Triássico Inferior a fase Hettangiano do jurássico adiantado do que é hoje a Argentina. Apesar de um esqueleto completo ainda não foi descoberto, Zupaysaurus pode ser considerado um predador bípede, até 4 metros (13 pés) de comprimento. Isso pode ter duas cristas paralelas que correm o comprimento do focinho.
Zupaysaurus era um terópode médias empresas. Um crânio adulto medindo aproximadamente 45 centímetros 18 de comprimento, o que indica um comprimento de corpo de aproximadamente 4 metros (13 pés) do focinho à ponta da cauda. Como todos os terópodes conhecidos, Zupaysaurus andou apenas em sua patas traseiras, deixando os anteriores livres para agarrar suas presas.
A pequena diferença os dentes separados dos ossos pré-maxilar e maxilar da maxila e da astrágalo e calcâneo ossos do tornozelo foram fundidos, tal como visto em muitos terópodes cedo.

Como descrito originalmente, o crânio deu duas cristas paralelas finas na parte superior do crânio, semelhante a outros terópodes como Dilophosaurus e Megapnosaurus (Syntarsus) kayentakatae. Essas cristas foram supostamente formado pelos ossos nasais unicamente, ao contrário de muitos outros terópodes que também integrou o lacrimal. Cristas no crânio eram comuns entre os terópodes e podem ter sido utilizados para fins de comunicação, como a espécie ou o reconhecimento de gênero. No entanto, a análise mais recente do crânio tem dúvidas sobre a presença destes picos em Zupaysaurus.
Um inédito resumo apresentado em uma conferência recente indicou as estruturas identificadas inicialmente como cristas eram na verdade os ossos lacrimal deslocadas para cima durante o processo de fossilização.
O nome Zupaysaurus é composto por zupay palavra quíchua ("diabo") e σαυρος palavra grega ("lagarto"). A espécie tipo foi chamado Z. rougieri após Guillermo Rougier, o cientista que liderou a expedição que descobriu e coletou o holótipo (modelo original).
Zupaysaurus foi descrita pela primeira vez e nomeado na revista científica Ameghiniana por paleontólogos argentinos Andrea Arcucci e Rodolfo Coria, em 2003.

Originalmente, Zupaysaurus foi classificada como a mais antiga tetanuran terópodes conhecidos devido a várias características de seu crânio e perna. No entanto, várias características típicas de terópodes mais basal também foram detectadas pelo autor original. Análises mais recentes, ambos publicados e inéditos, concordaram com a avaliação último, que institui Zupaysaurus como coelophysoid relacionadas com Segisaurus Dilophosaurus e, provavelmente mais basal que o grupo contendo Liliensternus, Megapnosaurus (Syntarsus), e Coelophysis. Yates (2006) encontraram Zupaysaurus para formar um grupo com Dilophosaurus e Dracovenator, colocando-o em um Dilophosauridae monofilético. 
Mas estudos posteriores , foi encontrado "Zupaysaurus" a não ser um dilophosaurid.
Apenas um exemplar da Zupaysaurus é conhecido pela ciência. Designada PULR-076, que inclui um crânio quase completo, da cintura escapular direita, a perna direita e no tornozelo, e doze vértebras do pescoço, costas e quadris. material adicional de um indivíduo menor encontrado no mesmo local, podem ou não pertencer a Zupaysaurus.
Ambos os espécimes são alojados na coleção da Universidade Nacional de La Rioja, em La Rioja, Argentina.

Zupaysaurus é conhecida a partir da "Quebrada de los Jachaleros" na localidade de Los Colorados Formação da província de La Rioja, na Argentina. Esta formação é pensada geralmente a data para a fase Norian do Período Triássico (216-203 Ma) , mas também tem sido atribuído ao palco um pouco mais jovem Rhaetian (203-200 Ma). O Los Colorados
A formação é também o lar de vários tipos de dinossauros sauropodomorph precoce (incluindo Riojassauro, Coloradisaurus e Lessemsaurus) [8].

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Zupaysaurus